sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O maior presente! (Diário da Mirys)


Quero contar uma história. De amor. De amor em diversas formas diferentes.

Não quero falar do Fer, pura e simplesmente, não quero engrandece-lo, nem a mim. Ele sempre considerou a soberba como um dos mais perigosos pecados. Então, quero contar uma história de amor, de Deus para conosco, durante os 15 últimos anos da minha vida.

No primeiro dia de faculdade, conheci num circular, na volta pra casa, um moço que também estava na minha classe de direito. Não sabia que aquele moço magrinho se tornaria meu marido... Deus já tinha um plano para nós, mas nós não sabíamos disso!

Fomos os melhores amigos um do outro, por 3 anos e pouco. E só! Até que, um dia, o irmão dele falou: “-Fer, e a Mirys?”, e ele passou a me ver com outros olhos. Começamos a namorar meses depois disso, no último ano de faculdade.

Eu sempre tive vontade de estudar fora do Brasil, mas nunca tinha tido a oportunidade, nem meus pais tinham condições de me mandar para o exterior naquela época. Mas, surgiu uma oportunidade na França, de trabalhar e estudar, para mim! Ia contra os nossos planos de casamento, nosso namoro tranquilinho... mas, de novo, Deus tinha algo maior para nós dois!

Um ano separados não seria fácil... Quando conversei com o Fer sobre isso, ele me disse: “-vai. Pode ir que eu te espero”. E eu me convenci de que ele era a pessoa para mim, que estaria do meu lado, para sempre. E fui.

Um ano depois, dia 13 de julho de 1998, um dia depois do Brasil ter perdido a copa para a França, o Fer chegou no aeroporto de Paris para me buscar. Não disse “oi”, “estava com saudades”, “como vai”... nada. Apenas se ajoelhou, no meio do desembarque do aeroporto internacional e me pediu em casamento ali mesmo. Eu aceitei ali mesmo!

Nos casamos no dia 10 de outubro de 1998. Faríamos 12 anos de casados, no último dia 10. Moramos em São Paulo por alguns anos, até que, em 2003 ficamos grávidos e, em 2004, tivemos nosso primeiro filho: o Guilherme! Resolvemos deixar nossos empregos e salários, assumir uma vida financeira bem restrita e nos mudar para Jaú, para perto da família. Dizíamos: “-Vamos abrir um escritório, trabalhar e Deus proverá!” Cumprimos a nossa parte e Deus também!

Em cidade pequena, as pessoas têm mais contato, e eu tinha sido criada na igreja de Jaú. Então, recebemos muitas visitas naqueles meses. O Fer ficou impressionado com aquela recepção, mas Deus já agia em seu coração.

O Fer tinha sido batizado quando criança, ia na igreja e tudo o mais. Mas, anos depois, me disse que não tivera uma decisão pessoal e madura por Jesus. Mesmo comigo, no nosso namoro e casamento, freqüentava a igreja sem comprometimento. Mas Deus fez outras pessoas se comprometerem conosco...

Um dos nossos melhores amigos acabou sendo, sem querer, um pastor presbiteriano, da nossa idade, com quem o Fer tinha demoradas conversas, sobre tudo! Como ele gostava de conversar com o André! E algumas vezes, conversaram sobre salvação.

Quando já estávamos freqüentando a igreja em Jaú há anos, o responsável pelo louvor “descobriu” que o Fer sabia tocar vários instrumentos e gostava de música. Então, o Sérgio foi DUAS vezes ao nosso escritório de advocacia, convidar e convencer o Fer a participar do grupo de louvor. Só nos bastidores, pois ele ainda não tinha feito sua pública profissão de fé. E Deus já agia, por meio do Sérgio, do André e de tantos outros que falavam para o Fer desses assuntos de fé. Obrigada meninos!

Tivemos nossa segunda filhinha, a Helena, em 2006. Eu sempre trabalhando muito na igreja, com as crianças, levando os dois pequenos junto, e o Fer envolvido com o louvor, responsável pelo som, etc. Era Deus usando um amor para levar a outro para levar a outro...

O Fer acabou fazendo a classe de escola dominical para sua profissão de fé e voltava sempre muito empolgado de conversar com o Reverendo Célio. Ele tinha muitas questões e pontos de vista, e deve ter sido um aluno “difícil”. Mas, ele adorava conversar com o Pastor Célio! Meses depois, num domingo à noite, ele professou sua fé em Jesus, publicamente. Como ele dizia: o que Jesus fez por nós também foi público! Parte do plano de Deus para nossas vidas se cumpria naquela noite.

Em setembro do ano passado, nós tivemos uma das maiores e mais agradáveis surpresas de nossa vida de casal: eu tinha passado no único concurso público que tinha prestado. Finalmente nossa vida financeira voltaria para os eixos. Teríamos que mudar de cidade, mas estávamos bem felizes por sermos uma família de 4, independente. Fazíamos muitos planos!...

Comecei a trabalhar em dezembro do ano passado, e na 3ª semana de janeiro fomos, só eu e o Fer, pra Ituverava, para alugar uma casa para nós, matricular as crianças na escola, comprar material escolar e etiquetar tudo, organizar a vida.

Na volta dessa viagem, pela primeira vez, EU tive uma conversa com o Fer sobre salvação. Na verdade, ele teve essa conversa comigo, pois ele a começou. Falamos da importância das pessoas falarem de Deus aos outros, da importância da pública profissão de fé, e da certeza da salvação. Ambos sabíamos que a salvação é algo pessoal. Então, ele me perguntou se eu tinha certeza da minha salvação. E me disse que ele tinha certeza da dele! Eu não sabia (como não sei muitas coisas), mas Deus me dava ali, através do Fer, um dos maiores presentes que eu poderia pedir: a paz que excede todo entendimento...

Uma semana depois, aconteceu um terrível acidente na estrada. Ele parou para retirar algumas pessoas de um carro que pegava fogo. Outras duas pessoas pararam também. Quando o fogo tinha sido controlado, um novo veículo veio, não viu todos os 6 carros parados na pista e se chocou com aquele onde estavam as pessoas que o Fer e os outros socorriam. Mesmo assim, as pessoas do veículo sobreviveram. Mas o Fer não... nem os outros dois maridos de outras duas pessoas que também tinham parado para ajudar.

O Fer tinha 35 anos. O outro moço tinha 50 e poucos. O último tinha 20 e poucos.

Muitas pessoas me perguntam como eu consigo manter o rumo das coisas, das crianças, da vida, depois de ficar viúva aos 35 anos, numa cidade nova, com nada conhecido por aqui, nenhum porto seguro, nada que se possa dizer “-ufa! Isso eu conheço.”. Deus tinha planos diferentes dos nossos, não somente para o Fer, mas para mim, para o Guilherme e para a Helena, também. Eu ainda não sei por onde Ele quer que a gente vá, nem o que tem para nós, pela frente. Mas eu sei que Ele tem um grande e perfeito plano para tudo isso.


Eu digo que perdi um “F”, de Fernando, mas eu ainda tenho outros três: Fé, Família e Filhos. E tenho a “paz que excede todo o entendimento”, que Deus me deu, através do Fernando, naquela tarde em que ele me disse ter a certeza da sua salvação. Você já deu esse presente à sua família? Já SE deu esse presente: a certeza da vida eterna com Deus?

(Espero, com isso, estar fazendo a minha parte como o Rev. André, o Sérgio, o Rev. Célio e tantos, tantos outros que passaram por nossas vidas e falaram de Deus, de salvação, de compromisso com Jesus. Pessoas que foram usadas por Deus para levar outros para certeza da vida eterna no céu. Que Deus nos abençoe!)

27 comentários:

Anônimo disse...

Bom Dia

Não tinha visto este post ainda...

Tem e-mail pra vc (gmail)...

Feliz Aniversário.

Misla. ;)

Unknown disse...

Voce estava lá no Fabiluli e eu estava aqui :-)


Acabei de te enviar um email.

Parabens!!

Mayla de Souza disse...

Hoje o presente tb foi meu.
a-d-o-r-o histórias de amor e ainda mais essa,do amor de Deus por nós!

FELIZ ANIVERSARIO MIRYS!!
hj e todos os dias, vc merece ser muito,muito feliz!

Bjos!
Mayla

Dani Carnavale disse...

Olá Mirys,

Eu sou uma das suas assíduas leitoras que vem aqui no seu cantinho e não deixa mensagem. Peço até desculpas por isso.

Sua estória me comoveu muito. A primeira pela linda estória de amor entre você e seu marido e a outra que por coincidência da vida você começou a namorá-lo no mesmo ano que meu marido e eu e se casaram no mesmo dia e ano que eu me casei.

Olha, eu imagino que o dia de hoje para você não está sendo fácil, deve ser mais um prova de fogo como muitas que você passou durante estes 9 meses, mas saiba e sei que você sabe disso que Deus nunca nos desampara, quando nos sentimos perdida Ele nos carrega nos braços e nos conduz para o caminho da verdade e da fé.

No seu dia de hoje só quero te desejar muito amor, paz, acalento, saúde. E que seu dia seja um dia feliz ao lado dos seus filhos lindos e de todas as pessoas que te cercam e te amam.

Um feliz aniversário!!! E que Deus te cubra de bençãos!!

Um beijo Dani - Rio de Janeiro

mara disse...

I saw your post on Ashley Anne's site. Happy {late} birthday. I only speak English but there are no words for how my heart broke reading your comment. I hope you find a way to bring happiness back to your everyday.

Elenice disse...

Parabéns Mirys..que Deus continue te amparando ,,,te protegendo e iluminando seu caminho
sou uma Vae.. e te desejo tudo de melhor...beijos
Elenice

Anônimo disse...

Ai gata, estou chorando aqui e eu que vim dar parabens e saber do bolo... Deus vai te abencoar mais ainda, tu e uma pessoa forte guria.
bjss
nana
www.mangacompimenta.com

aMIGa disse...

o maior presente foi a vida que Deus te concedeu e que está fazendo A DIFERENÇA na vida de tantas outras pessoas! cuide bem de você, sempre e mais! GBY, tiaMIGa

Unknown disse...

Hi, just read your comments on Ashley Ann's blog and wanted to meet the lady behind the post. I am Ashley Ann's Aunt Sandy. Now that I found your blog, sorry, I can't read it. Do you have a translation button that I could use? I would love to read about your amazing family. Your post touched my heart. Thanks for sharing with us.
Just wish I could read your story.

Nana disse...

Belissimo post para ilustrar uma historia de amor criada por Deus q ainda não terminou... afinal, Deus demonstrou seu amor por nós todos os segundos das nossas vidas. Bjs e fiquem com Deus.

Diário da minha Carol disse...

Não sei como cheguei ao teu blog e nem como fui ler este post. Mas me tocou, me fez chorar e pensar.
Que Deus te abençoe querida !

Mirys Segalla disse...

Misla, Fabi, Mayla, Nana do mangacompimenta:

Meninas, novas e velhas AMIGAS, muito obrigada pelos votos de feliz aniversário. Ele foi assim mesmo: feliz. Um feliz diferente, mas, graças a Deus, feliz!

Obrigada por fazerem parte da minha história e de quem eu sou (mesmo que só um pouquinho).

Bjos e bençãos. SEMPRE!

Mirys

Mirys Segalla disse...

Dani Carnavale:

Geniais as oportunidades que a internet nos proporciona, não??? Duas pessoas que talvez nunca se conhecessem na vida real, se conhecem num blog e descobrem que têm tantas coisas em comum!!!

Agora, vou me lembrar de você todo dia 10.Outubro! Hà!

Deus tem cuidado de mim, sim, mulher. E das crianças, também. A minha sensação é daquele texto (que você já deve ter recebido) das pegadas na areia: uma pessoa caminhava com Jesus, lado a lado, na areia. E de repente percebe que, nos piores momentos, ficava só um par de pegadas. Então ela reclama, como se Jesus a tivessa abandonado nos momentos mais difíceis!!! Mas, Jesus responde que, na verdade, naquele momento, ela estava sendo carregada no colo e que o par de pegadas era DELE!

Bjos e bençãos.

Mirys Segalla disse...

Dear Mara and Sandy:

I´m so so so so so glad you stop by!!!! I´ve never thougth that someone at Ashley´s blog would read my comments... and MORE: look for my blog on the net, find me and leave me a message!!!!

I´m so touched by your attitude!!!

Now I´m trying real hard to find a "translation" button for my blog so you can ALWAYS come here, read my texts and leave me some comments.

I miss speak and write in English so much... and you know why... So THANK YOU SO MUCH FOR YOUR COMMENTS!!! You´re a perfect birthday present!!!

Kisses and blessings (that´s our "signature" in Portuguese).

Mirys

Mirys Segalla disse...

Elenice: muito obrigada por seus votos!!!

Espero estar ajudando a construir a nossa auto-estima, dia a dia (mesmo quando um dia é especialmente difícil - afinal, eles também fazem parte da vida, né?). Isso que é trabalho em grupo, heim? kkk

Continue uma VAE (e aproveite para mandar um beijo meu para todos os VAEs que passam por aqui, mesmo que de vez em quando). Um beijo pra você. De beijo em beijo, construirei uma casinha de beijos e não de tijolos! Rsrsrs

MIrys

Obrigada por

Mirys Segalla disse...

Tia aMIGa:

Te amo. Simples assim. Nos dias bons e nos ruins. Te amo!

Mirys

Mirys Segalla disse...

Nana e mãe da Carol (do Diário da Carol):

Obrigada por suas palavras! Espero ter feito muita gente pensar, mesmo, porque, infelizmente, a gente não dura pra sempre, né? Então, temos que estar seguros no Senhor!!!

Vocês têm razão: a história ainda não terminou!!! Ainda dá tempo da gente fazer muita coisa!!! Então, tomemos uma atitude!!!

Eu... estou tentando...
e com a ajuda de amigas como vocês, estou persistindo...

Bjos e bençãos.

Mirys

Ly Mello disse...

Estou sem palavras, só tenho lágrimas!
Lembrei de um cartãozinho que eu tinha do smlinguido que dizia: "Por mais que a gente faça planos, quem dá a última palavra é Deus!"
Eu creio que Ele sabe de todas as coisas, e por mais que isso possa nos doer, não há que se contestar a vontade Dele!
Ainda bem que vc tem esse entendimento, e por mais que esteja sofrendo com a saudade que tenho certeza ser enorme, só tem à agradecer por essa grande história de amor, que Ele permitiu que vcs vivessem!

Beijocas.

Cida Kuntze disse...

Myris, eu estou em lágrimas...que história!!!
Saber que ele falou que tinha a certeza da salvação uma semana antes do acidente é um enorme consolo.
Querida, obrigado por deixar esse link pra mim vir aqui e ler lá no Recanto da Mamães Blogueiras.
Também aproveito pra te agradecer pelo teu comentário no meu post.
Um beijo e fique na paz!
Cida
http://compartilhandobencao.blogspot.com

Anônimo disse...

Naveguei por tantas palavras, até encontrar vocês.
Foi um dos melhores presentes de Natal.
Beijos e que Deus abençõe você.
Katia

Maria Elvira disse...

Miry's querida....
Muito lindo seu texto e mais ainda a estoria de vcs. Eu nao conhecia td.
Realmente Deus age onde e qdo menos esperamos...
Parabens por td!!!!!!!
Vc sp foi uma guerreira e sei que deve ser um gde exemplo a seus lindos filhos.
Conte com minha amizade, meu carinho e minhas orações.
Gde beijo, Megs

Anônimo disse...

Oi fascinante este blogue está bem posicionado.........bom estilo:)
Muito agradável faz mais posts assim !

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Juliana Burke disse...

Já te disse que vc é uma das pessoas mais incríiiiiveis que já conheci? :-)

love,

Ju

Veronica Arteira disse...

Acabei de conhcer vc no Grupo das Blogueiras lá no face. O título do blog me atraiu e depois li em algum lugar sobre sua vida. Vim aqui conhecer vc um pouco mais e estou sem palavras. Acho que vc está indo no viés certo: agradecimento. Deus lhe possibilitou viver uma grande história de amor e isso é para poucos. E, mesmo depois de todo o sofrimento, deu-lhe forças para continuar a luta e espalhar esse amor todo que vc tem no coração.Menina, a vida ainda vai lhe dar muitos presentes mais, esteja certa! E esteja aberta pra outras novas emoções, pq quem viveu um amor tão grande ainda tem muito amor para viver no presente e no futuro. Deus abençoou você, tenho certeza!!! Paz e bem é o que desejo!
Bjssssssssss

Debby disse...

Oi Myris nossa quanta emoção nessas palavras.. e que testemunho de fé , amor e salvação e muito mais que isso.
Amor a Deus
Parabéns por belissimo exmplo.

E você... para mim é uma história de vida e tanto !
Agradeço ao Fernanado Pessoa por ter me feito cair por "acaso" aqui em seu blog..
Beijos emocionados
Debby :)

Mi Hernandez disse...

Mirys,nem sei como cheguei aqui,mas cheguei.Me emocionei muito com sua história e sua força.
Que Deus derrame chuva de bençãos sobre sua família.
Besitos