segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dica de fotografia 17 e Desafio CrazyJoy (Diário da Mirys)

Faz um tempinho que a gente não tem uma dica de fotografia por aqui, né povo? Desculpem-me... a vida real me chama, às vezes. Mas hoje é sexta-feira e dia de passar mais uma dicazinha pra vocês (e lançar mais um desafio CrazyJoy - Louca Alegria)!!!!

DICA DE FOTOGRAFIA 17 - FOTOGRAFANDO CRIANÇAS!!!

Fotografar crianças é uma delícia!!! Elas são cheios de vida, elas sorriem facilmente de qualquer besteira que você fale, elas topam algumas ideias malucas ("agora, pule na cama o mais alto que você conseguir!"), elas dão abraços e beijos em bichos (de pelúcia ou de verdade). Elas rendem imagens ótimas!!!!

Mas... elas também podem ser super tímidas e, se você não estiver fotografando uma criança da sua família (ou uma com quem você tenha muito contato) ou se estiver fotografando alguma mais "quietinha"... pode ser que você tenha que quebrar o gelo, antes!!!

Uma ótima ideia é pedir para elas fazerem o que elas NÃO ESPERAM que você vá pedir. "Agora, faça uma cara de brava, bem brava, beeeeeeeeeeeeeeeem brava. Isso! Com esse bico enorme de braveza...". É tiro e queda: ela vai sorrir (se não gargalhar) e você consegue suas fotos!!!

Outra ideia bacana, se você tiver mais de uma criança, é criar um tipo de competição. "Vamos lá, quero ver que me dá o maior sorriso. O MAIOR DE TODOS! Ah... acho que o fulano está ganhando, por enquanto..."

Sempre que clicar uma criança, vá para o "nível" dela. Sempre mantenha o contato visual (e o foco nos olhos)!!! Isso para fotos "normais" (você já vai ver que em fotos mais casuais, menos posadas, você vai ter outros ângulos a explorar).

Uma ideia beeeeem bacana é pedir para a criança deitar no chão (ou na grama, ou num colchão, ou na areia da praia) e levar a câmera para o nível dela! Rende fotos incríveis!!!

Use o "velho truque" do cobertor / edredon da cabeça e se livre de informações que você não precisa na sua foto! Imagine que você tem um bebezinho lindo pra fotografar... dentro de um quarto completamente bagunçado, ou no meio de um churrasco de amigos, com garrafas de cerveja pra todo lado. Não combina ter a bagunça ou a cerveja na mesma foto que o bebê, não é? Então, um edredon sobre a criança e uma foto que fique bem "fechada" no rostinho dela pode render um retrato liiiiindo!!!

Abraços e crianças: tudo a ver!!!!! Vale ser com bichos de pelúcia, com bichos de estimação, com outros amigos, com cadernos. Use sua criatividade!!!

Se você não está querendo uma foto de porta retratos, daquelas pra dar de presente pra sogra, então uma ótima ideia é fotografar a criança no seu espaço natural, fazendo coisas que ela naturalmente faz. As imagens costumam ficar super delicadas (eu, particularmente, adoro!), a criança fica mais à vontade com a câmera e talvez você consiga ótimos retratos, depois disso.

Lembra que a gente já aprendeu a usar acessórios em fotografia??? Pois é... crianças combinam MUITO com acessórios! Quanto mais coloridos, melhor!!! Pode ser um enorme pirulito, um chapéu engraçado, um instrumento musical que ela toque, uma raquete de tenis, uma bola, uma boneca, deixe sua imaginação viajar!

Bolinhas de sabão! Nunca falham!!! E o tubinho custa R$ 1,00. Então, antes de ir pra sua sessão de fotografia, passe numa lojinha e leve um brinde pra criança (que, na verdade, quem vai usar vai ser você!).

Fotografar crianças ao ar livre é difícil (pois elas não param!!!), mas podem render boas imagens. Tente incluir na sua foto tudo que precisa para dar uma ideia do que estava se passando (um jogo de futebol, uma brincadeira de esconde esconde, etc).

Não se esqueça que a criança tem FAMÍLIA! E que todo mundo gosta de uma foto bonita!!! Então, chame a mãe, o pai, o irmão, a avó, quem estiver por perto pra participar e você será muito elogiado, depois! #ficaadica

Como você está usando uma câmera digital: não economize!!! Saia clicando (porque uma piscada de olho da criança pode fazer você perder uma foto incrível e a criança NÃO VAI querer voltar e fazer a mesma cena, de novo) e se garanta!!! Só não se esqueça, depois, de selecionar O QUE FICOU BOM e mostrar pros outros! Ás vezes, é melhor mostrar UMA foto incrível do que mostrar todas as 15 que você clicou (e aquela incrível vai ficar "perdida" no meio das outras).

Quem topa um desafio pro final de semana??? Agarre sua câmera e faça uma imagem que traduza a palavra INFÂNCIA! Esse é o nosso desafio CrazyJoy (Louca Alegria), pra esta sexta. Vamos lá! Você consegue! Na segunda, volta aqui me contar como se saiu, tá?

Bjos e bençãos.
Mirys

10 comentários:

Rafaella disse...

Adorei as dicas...
Fotografar crianças não é facil, e essas dicas ai vão ajudar muito...
Adorei as fotos, lindos, lindos...
Bjs

Selma Helena. disse...

Amei! Amei! Amei!
Cada foto linda!
Adorei as dicas, flor!
Beijos,
Selma.

Ana disse...

òtimas dicas,adoreii!! Amo fotografar,amo..e meu pequeno é minha inspiração maior..beijos e otima semana!! :)

Milaresendes disse...

Que legal as dicas Mirys...
Gosto muito de fotografar, espero um dia poder me dedicar mais a elas... ter um equipamento legal e ser livre pra voar!
Ótima semana!
Bjkas
Mila

Debby disse...

Oi Miryssss
Amei as dicas de voltaaaaa rs rs
Mirys jurava que a primeira foto dos meninos é aqui na Bahia..
Temos uma praia aqui bem parecida com essa..

Bem bem como não sou nada de fotos além de estar me tornando uma fotográfa nas horas vagas graças a vocês..

Vou mandar verr e depois mando o link
Bjs e estou feliz em ler vocês novamente viu ?

Debby :)

Nana disse...

Dica comprida...desculpa, mas a pressa não me deixou ler td. Bj e fk c Deus.

Anônimo disse...

Legal as dicas Myris

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.353413281396630.77613.100001838835541&type=3

Anônimo disse...

Boas dicas de fotografia.

Eu acho também cansativo fotografar crianças... elas são mais inquietas...

mas é muito gratificante



bjo

filhadejose.blogspot.com

Gosta de fotografia?

Convido você a participar do desafio fotográfico do blog Fotos de Quinta!

http://fotosdequinta.blogspot.com.br/2012/06/fotos-de-quinta-semana1.html

Ana Paula disse...

Minha participação Mirys com o tema infância. Adorei participar. Beijo

http://ladodeforadocoracao.blogspot.com.br/2012/06/infancia.html

Liliane de Paula disse...

Adorei as fotos e as dicas de fotos.